O Top de 8 Segundos da Globo

Na foto acima, Octávio Florisbal , da Rede Globo, e Altino João de Barros, recebendo um de seus vários prêmios.

Altino João de Barros é Pai e Mestre da Mídia no Brasil, um dos criadores do I.V.C. – Instituto de Verificação de Circulação de jornais e revistas, do Grupo de Mídia, trouxe o conceito de GRP e tantas outras inovações para o mercado brasileiro. Sempre profissionalizando, reinventando o ofício da Mídia.

Mas, acima de tudo, gente fina, sangue bom e um grande professor.

1978, Copa do Mundo na Argentina, todas as cotas do patrocínio de transmissão pela TV já vendidas, boa parte delas para clientes da McCann. Mas a GM demorou para negociar e ficou de fora da Copa.

Altino estava mais inconformado que a própria GM e, imagine, mais inconformado que o Jens, presidente da agência, que não gostava de perder prestígio e, principalmente negócios, faturamento.

Eu era diretor de criação do então GRUPO GM e o Altino me levou à Rede Globo pra ver se encontrávamos uma saída, uma cota extra, uma sub-cota, uma semi-cota, uma cotinha.

Desde sempre o Altino trabalhou assim, junto com a Criação e o Atendimento e esta é mais uma de suas tantas virtudes.

Naquela época a Globo São Paulo ficava na Praça Marechal Deodoro, Rua General Olímpio da Silveira, por ali.

A gente entrava no térreo por um corredor cercado de salas envidraçadas, as suítes de transmissão, cheias de monitores, equipamentos, técnicos hipnotizados.

A caminho do elevador, lá nos fundos desse salão, de repente o Altino parou e entrou numa das suítes.

Ficou minutos olhando a tela do monitor menos interessante. As outras telas passavam cenas de novelas, futebol, propaganda.

Mas o Altino ficou lá um tempo olhado justamente a imagem de um ponteiro de relógio percorrendo um círculo preto, enquanto acontecia uma contagem decrescente: 8… 7… 6…. 5…

O Altino perguntou o que era aquilo e o técnico respondeu que era a contagem regressiva pra entrada da programação de todas as emissoras afiliadas em rede.

Todas as emissoras estavam naquele momento esperando chegar o ZERO! para manualmente abrirem suas ondas, receberem o mesmo sinal e se unirem numa programação nacional em rede.

E isso pode ir para o ar? perguntou o Altino. Pode, mas quem é que vai querer ficar vendo essa coisa na tv? respondeu o técnico.

Ali o Altino tinha criado o famoso ATENÇÃO EMISSORAS DA REDE GLOBO PARA O TOP DE 8 SEGUNDOS… UM… DOIS… (que depois caiu pra 5 segundos por razões comerciais).

A GM assinou e patrocinou esse primeiro Top, que abriu todas as transmissões da Copa de 78. Além das imagens dos carros intercaladas aos dígitos da contagem decrescente, depois havia um comercial de 30 segundos com toda a linha Chevrolet.

A campanha foi produzida pela Nova Films e dirigida pelo Claudio Meyer.

As pesquisas revelaram que a GM foi avaliada como top of mind na menção espontânea sobre “Qual a empresa patrocinadora oficial da Copa”.

E a McCann faturou mais um pouco, não só grana, mas principalmente prestígio profissional e comercial. Pioneirismo.

Até hoje o Altino modestamente diz que a história não foi bem assim, não foi ele que inventou o Top de 8 Segundos, etc. Ele afirma isso inclusive na sua própria biografia.

Mas eu estava lá e vi. Fui testemunha ocular, auditiva e deslumbrada dos fatos. Aprendi, como sempre todo mundo aprendeu com o Altino.

Perci, Altino e Ângelo

Comentários

5 comentários

  1. Adauto Alves

    fantástico… Viva Altino Perci e o Franzão

    Responder

    1. Percival Caropreso

      Adauto, viva mesmo. Principalmente sempre o Altino. O mercado tem uma tendência a esquecer rapidamente os talentos inovadores. Um abraço

      Responder

  2. Milton Mastrocessario

    Bem contado Perci 😉

    Responder

    1. Percival Caropreso

      Cebola, você conhece o Altino e sabe do que ele foi e ainda é capaz. Beijão. Perci

      Responder

  3. José Francisco Queiroz

    Grande João de Barro, um dos construtores de onde mora a publicidade

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *