A distância entre o nariz de um rapaz e o bumbum da garota

Mulher sofre com muita coisa na vida. Pega bem eu assumir isso aqui no Blog, é politicamente correto. Mas é verdade, tive muitas mulheres na vida real, principalmente 4 filhas (que ainda tenho).

Um exemplo típico das questões exclusivamente femininas: a insegurança de quando a mulher está menstruada. Será que vazou? Será que alguém sentiu algum odor inconveniente? Será que alguém notou?

Pra essa enxurrada de angústia existem os absorventes íntimos.

Danilo Martins e equipe, na McCann dos anos 90, criaram um belo roteiro: um pouco antes de começar uma sessão de cinema, uma garota se levanta e se apressa pra ir ao banheiro.

Ela deixa o pacotão de pipoca com o namorado e vai andando pela fileira do cinema, passando por cadeiras da plateia lotada de gente, principalmente rapazes.

A garota tem que ir andando de ladinho, de costas pros rapazes, quase esfregando o bumbum na cara deles.

Ela usa uma calça branca bem justa, pra realçar o drama da dúvida de alguma possível mancha, de algum possível odor, de alguma possível calamidade.

Tudo ia bem, roteiro aprovado. Até que começou a doideira da produção em si. O que deveria ser algo simples, acabou virando um festival sanguinolento.

Quem vê de fora agora, tempos depois, parece mesmo coisa de louco. Imagine nós que estávamos lá, vivendo cada gota dessa situação.

Primeira grande decisão durante o processo de produção: qual o tamanho do bumbum da garota?

“Não pode ser muito avantajado, porque mulher nenhuma quer se ver retratada como gorda e bunduda”, diz um cliente.

“Mas também não pode ser um bumbunzinho magricela, porque toda mulher gosta de se sentir gostosa, apalpável”, diz outro cliente.

Finalmente encontramos o bumbum ideal: jeitosinho e bonito, nem grande nem pequeno, apetitoso, mas sem volúpia.

Segunda decisão de produção: a que distância esse bumbum passa dos narizes dos rapazes na fileira do cinema?

“Tem que ser perto o suficiente, pra que haja a possibilidade de eles sentirem o odor da menstruação, o que aumenta a insegurança da mulher”, disse mais um cliente.

“Não, não. Não pode ser muito perto, porque fica muito sexy, provocante, baixo nível! Não faz parte do perfil da nossa Marca.”

Fomos a um cinema com fita métrica na mão.

Fizemos simulações de distâncias entre as poltronas de uma fileira do cinema com as poltronas da fileira da frente.

Um palmo e meio, talvez dois palmos, alguns centímetros a mais seriam convenientes do ponto de vista ético. Outros centímetros a menos seriam mais adequados pra vender a ação protetora do absorvente.

Experimentamos com várias moças e vários portes de bumbum naquele espaço entre fileiras e poltronas. Chegamos a alguma conclusão razoável, de qual não me lembro, porque não fazia a menor diferença pra ideia do filme.

Mas e a cor da menstruação no DEMO? Esta foi a terceira decisão importante de produção.

DEMO, pra quem não sabe, é o apelido íntimo de DEMONSTRAÇÃO, aquela parte supostamente científica e técnica nos filmes, em que se mostra a ação do produto – no caso, a absorção do fluxo menstrual.

Eu sempre acreditei que DEMO tinha a ver com DEMÔNIO, porque invariavelmente gerava uma discussão infernal, abstrata, cheia de achismos e absurdismos. E ocupava satanicamente um bom tempo na narrativa do filme.

Descobri que as mulheres menstruam em azul. Pelo menos no DEMO.

A agência recomendou a cor vermelha pra representar o fluxo absorvido pelo floc-gel. Seria uma quebra do padrão ancestral usado nos filmes desde quando minha avó menstruava.

“Vermelho pode ser mais real, mas é disgusting, muito literal, arghhh!”, disse um dos primeiros clientes.

“Azul é apenas simbólico. É mais nobre, digno e bonito, além de ser mais limpo e científico”, concluiu e decidiu.

Mas aí vem a última parte da decisão: como é esse azul da menstruação?

“Índigo? Não, muito jeans, se bem que isso conversa bem com o público jovem. Azul claro, bem tipo azul-calcinha? Não, melhor azul- violeta, como os olhos da Elizabeth Taylor. E a consistência, a densidade, a textura desse fluxo azul? Líquido e fluido ou cremoso? Ou metálico como mercúrio, uma licença mineral poética, porém científica?”.

E lá se foi o comercial ao ar, com nossa heroína menstruada, desfilando seu bumbum ideal e perfeito diante dos narizes dos rapazes a uma distância aceitável, em uma calça branca justa, porém decente.

Ninguém notou que ela menstruava em azul.

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