Currículo

66 anos, graduado em Comunicação Social.
Desde 1970 atuando em Marketing e Comunicação, Estratégia, Criação e Produção, Posicionamento, Identidade, Imagem & Reputação, Construção de Visão, Missão, Valores & Princípios, Cultura Interna em agências e empresas.
Depois de 20 anos em outras agências e na própria McCann-Erickson (em 3 períodos), finalmente Gerente Geral e Diretor de Criação da McCann-Erickson-Brasil e América Latina, de 1991 a 2005: Coordenador de Estratégia e Criação de campanhas dos clientes locais, regionais e globais da agência (Coca-Cola, GM, MasterCard, Nestlé, Unilever, GM). VP Mundial do Grupo McCann-Erickson.
Em paralelo, desde 1988 atuando no Terceiro Setor com empresas, fundações, institutos, ONGs, causas e movimentos socioambientais.
Em 2005, fundador da Setor 2 ½, a fusão estratégica entre o Segundo e o Terceiro Setor: consultoria para dar sentido estratégico, otimizar a integração do capital econômico-financeiro, o capital humano, o capital social e o capital ambiental, todos contribuindo para o sucesso de todos – afinal um não prospera sem o outro.
Branding & Re-Branding de Negócios, Marketing e Comunicação Corporativa para  empresas a partir do pensamento da Governança Corporativa, Agenda Socioambiental e Sustentabilidade.
Branding e Re-branding para Empresas: Unilever, Itaú, Pepsico, Aracruz, Laboratórios Astrazeneca, Grupo Votorantim, Fibria, Bracelpa (Ibá), Química Amparo (Ypê), Brasil Kirin, Firmenich, Johnson & Johnson, Grendene & Gisele Bündchen, GP Brasil de Fórmula 1, Construtora Ecoesfera, Editora Ideia Sustentável, Gestão Origami, Grupo Pátria (Alliar Médicos à Frente).
Projetos para o Terceiro Setor em parceria com empresas: AACD, Organização das Nações Unidas, Instituto Ethos, WWF, Fundação Tide Setubal, ISA – Instituto Socioambiental, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Faça Parte, Todos pela Educação, Rede Brasil Voluntário, Fundação Abrinq, Instituto Butantan, Hewlett Foundation/IMAE – Instituto de Meio Ambiente e Energia, ANDI – Agência Nacional pelos Direitos da Infância, Atletas pela Cidadania/Atletas pelo Brasil, NOSSA SÃO PAULO / Rede de Cidades Sustentáveis, Actionaid, CARE.

ATUAÇÃO INSTITUCIONAL
Conselheiro da AACD, 1992 a 1996.
Planejador e Coordenador da Campanha de Comunicação de lançamento do Programa Nacional do Voluntariado, Comunidade Solidária, 1997.
Planejador e Coordenador da Campanha de Comunicação dos Objetivos de do  Milênio das Nações Unidas, 2004 – “8 Jeitos de Mudar o Mundo – Nós Podemos!
Planejador e Coordenador da Campanha de de Comunicação do relançamento do Pacto Global das Nações  Unidas, 2007, para o Brasil e América Latina.
Planejador e Coordenador da Campanha de Comunicação do Relatório de  Desenvolvimento Humano Brasil 2009/2010 do Pnud, Nações Unidas.
Conselheiro do Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, desde 2003.
Conselheiro da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing , desde 2005.
Conselheiro da Atletas pelo Brasil (desde 2006).
Membro da Comissão de Responsabilidade Socioambiental da Indústria da Propaganda no IV Congresso Brasileiro de Publicidade, 2008.
Fundador e primeiro Presidente do Comitê de Melhores Práticas de Comunicação da  Sustentabilidade da ABA, Associação Brasileira de Anunciantes, de 2009 a 2011.  Coordenador da comissão multi-setorial, redator do texto final do Anexo U do Código de  Autorregulamentação Publicitária: “Apelos de Sustentabilidade”, 2011.
Conselheiro da OPENEEM FOR LIFE, start-up de biotecnologia sustentável, desde 2015.

Percival Caropreso
Setor 2 ½
Branding & Re-Branding de Negócios, Comunicação
55 11 9.9176.0527
percival.caropreso@setordoisermeio.com

Comentários